[LinuxFocus-icon]
Início  |  Mapa  |  Índice  |  Procura

Notícias | Arquivos | Links | AcercaLF  
convert to palmConvert to GutenPalm
or to PalmDoc

Bemvindo à edição de Maio 2001 da LinuxFocus

[cover image]

A sua avô não pretende mudar para o Linux ?

Existem ainda um elevado número de utilizadores do windows que hesitam em instalar o Linux. Uma das razões pode ser que após a 5 reinstalação do Windows, decidiram em não tocar-lhe mais e agora estão satisfeitos por trabalhar a maior parte das vezes. Este é o caso mais normal, contudo a maior parte deles interessam-se no seu funcionamento.

A SuSE encontrou a solução para este problema. Chama-se o "SuSE live evaluation CD". É uma distribuição de linux pronta a ser instalada num só CD. O CD permite fazer "boot" e há também a possiblidade de criar um diskette de arranque, no caso do PC não suportar o boot a partir do CD-Rom.

Este "Live CD" está disponível desde o SuSE 7.0 e a versão mais recente é a "live-eval-7.1" para o SuSE 7.1.

Quando faz boot a partir do CD obtém o típico ecrã de instalação do Yast2 da SuSE. Contudo esta instalação não é uma verdadeira. É somente configuração. Durante este processo são criados 3 ficheiros na primeira partição do seu disco IDE. Não se importando se é uma partição Linux ext2 ou uma partição do windows, o "live CD" suporta ambas:

Usando este "Live CD" pode testar um sistema Linux completo sem nenhum risco. Não há partições nem alteraçãos dos dados. Somente cria estes 3 ficheiros que após eliminados não deixaram qualquer "rasto" no seu disco rígido.

Este é um modo muito conveniente de testar uma nova distribuição de Linux mesmo que já tenha o Linux instalado. Experimente-o e decida se devia fazer um upgrade ou se a sua distribuição ainda é suficiente.
Quais são as contrapartidas? Bem, corre a partir do CD Rom o que significa que é um pouco mais lento que um sistema normal Linux pois a leitura de dados de CD Rom é um processo lento.

Pode fazer download de um imagem ISO a partir de ftp://ftp.suse.com/pub/suse/i386/live-eval-7.1/. Tente também um dos mirror sites . Contudo o site principal da SuSE está muitas vezes sobre-lotado. Se não possui um modem DSL capaz de fazer download de 650 Mb num tempo aceitável então pode encomendá-lo à SuSE ou talvez pedir a um amigo uma cópia. Podem ainda existir no seu País várias revistas impresas que incluam o "Live Evualuation CD" numa das suas edições.

É um bom modo de promover o Linux entre os seus amigos e provavelmente a sua avó ficará, finalmente convencida que o Linux é um sistema melhor e mudará para o Linux;-).



Artigos LinuxFocus.org

Hardware

Administração de Sistema

Desenvolvimento de Software

Gráficos

Jogos

Applicações


Artigos em Linux Gazette

O Conselho de LinuxFocus

Como imprimir várias páginas por cada folha de papel ? Experimente isto. Prima o botão de impressão no netscape (ou outro programa qualquer) e substítua o comando de impressão por:
psnup -2 | lpr
Isto e.g imprimirá 2 páginas por cada página física. O psnup faz parte de um conjunto de vários comandos para imprimir e manipular postscript, chamado psutils (disponível em http://www.dcs.ed.ac.uk/home/ajcd/psutils/). Um comando muito interessante é e.g o psbook. Permite arranjar as páginas de maneira a ober um livro A5 se imprimir 2 páginas por cada página física em papel A4. Tudo o que precisa de fazer é dobrá-lo ao meio e agrafá-lo. Contudo para fazer isto precisa de um impressora duplex (frente e verso). Então o comando de impressão é:
psbook | psnup -2 | lpr -Pduplex
No nosso exemplo a nossa impressora duplex chama-se duplex. Nem que não possua uma impressoara duplex, os utilitários psutils são bastante úteis.
Este comando converte páginas e.g. A4 em US-letter:
psresize -PA4 -pletter in.ps out.ps



© 2001 LinuxFocus
Click here to get to the LinuxFocus contact persons list

Index Pessoas Participantes na tradução desta edição