[LinuxFocus-icon]
Início  |  Mapa  |  Índice  |  Procura

Novidades | Arquivos | Links | Sobre LF
Este artigo está disponível em: English  Castellano  ChineseGB  Deutsch  Francais  Italiano  Nederlands  Portugues  Turkce  

convert to palmConvert to GutenPalm
or to PalmDoc

[Photo of the Author]
por Katja Socher
<katja(at)linuxfocus.org>

Sobre o autor:

A Katja é a editora alemã da LinuxFocus. Ela gosta do Tux, de filmes & fotografia e do mar. A sua página pessoal pode ser encontrada aqui.



Traduzido para Português por:
Bruno Sousa <bruno(at)linuxfocus.org>

Conteúdo:

 

Descubra o Universo

[tux on mars]

Abstrato:

O Celestia e o Open Universe são programas que lhe permitem viajar através do universo e explorar todos os planetas e estrelas. Se alguma vez olhou para o céu de noite, sonhando em voar através do espaço visitando todas aquelas estrelas brilhantes e planetas, de certo que gostará deles! Ambos os programas são em tempo real, o que quer dizer que pode ver todos os planetas e estrelas a moverem-se ao longa das suas trajectórias, acompanhar a sua trajectória e órbita.

 

O que é o Celestia?

Com o Celestia pode ir de viagem para o espaço e explorar o nosso universo. Quando iniciar o programa verá, em primeiro lugar a lua de Júpiter, Io. A viagem pode começar.
Mas quando correr o programa pela primeira vez, deve primeiro fazer uma visita guiada e prosseguir no voo de demonstração pressionando a tecla d. Deixará a Terra e, verá mais fotografias simpáticas do nosso planeta azul. Segue-se a lua, antecedida de fotografias do sol. Agora vê os planetas nas suas órbitas. Após isto, prossegue viagem para ver Saturno, algumas constelações de estrelas e a via láctea antes de regressar a casa.
Agora, que tem uma impressão do programa, é altura de continuar a nossa explicação:

 

Como utilizá-lo?

Existem diversos modos de navegar através do espaço. Pode pressionar a tecla return e introduzir o nome do planeta, estrela ou constelação. Depois escolha uma velocidade de navegação (por exemplo F2, F3) e pressione a tecla g. E está de partida!
Pode, também, viajar pelo universo clicando, arrastando com o rato e seleccionando com um clique do botão esquerdo do rato. Se o seu nome é mostrado no canto superior esquerdo da janela do programa então o objecto está seleccionado. Isto é uma característica bastante boa, pois pode seleccionar praticamente todo o ponto que consegue ver no ecrã. Prima a tecla c para pôr o objecto seleccionado no centro da janela. Escolha uma velocidade de navegação, se ainda não o fez e, prima a tecla g. Encontra-se agora, a viajar para o objecto seleccionado.
Premindo novamente a tecla g, pode aproximar-se mais do objecto.
Com a tecla t pode atravessar um objecto.
Se premir a tecla n obtém os nomes dos planetas e luas, a tecla b dá-lhe os nomes das estrelas, = os nomes das constelações e com a tecla v obtém mais informação acerca do seu destino. Premindo mais uma vez alguns destes botões fará desaparecer os nomes e a informação.
Esta informação é, realmente, útil para a sua orientação.
Clique na tecla h (antecedida da g) para voltar ao nosso sol, o que eu acho bastante útil quando, mais uma vez, me perco no espaço ;-).
Pode seleccionar diferentes velocidades de navegação com as teclas do F2 ao F6 (sendo o F2 para mais lento). Premindo F1 para tudo.
Para se aproximar tem de premir a tecla g até que se aproxime o suficiente. Pode ler "Traveling" no canto inferior direito, juntamente com as estrelas e planetas em movimento.
Com o ESC termina tudo.
Para saber mais leia o Readme do programa que está incluído no directoria de topo do código fonte. Caso prefira ler online, acerca da combinação de teclas, dê uma vista de olhos em =>página de combinação de teclas<=.

Aqui ficam algumas fotografias de ecrãs:

[lo] [Pluto] [Saturn]

 

Instalação

A versão utilizada para este artigo foi a celestia-1.2.2. Pode obtê-la da página web da Celestia (http://www.shatters.net/celestia/). O pacote, celestia-1.2.2.tar.gz, tem cerca de 10Mb de tamanho. Para o utilizar precisa de uma placa gráfica 3D e da biblioteca de gráficos 3D Mesa. Os pacotes, os ficheiros cabeçalho e as bibliotecas já devem estar incluídas no CD da sua distribuição de Linux.
A instalação deve correr sem problemas.

./configure --prefix=/usr/local/celestia
make
make install

Isto instalará o Celestia em /usr/local/celestia/bin

 

Open Universe

O Open Universe é um programa semelhante ao Celestia. Não tem tantas estrelas e planetas porque se foca no nosso sistema solar. Não foi actualizado por enquanto visto que as pessoas do Open Universe estão ocupadas a ajudar no Celestia, mas tem uma barra de navegação simpática, na qual poderá escolher o seu destino, a partir de uma lista de planetas, estrelas, etc. Assim não se perde tão facilmente. Penso que vale a pena experimentá-lo, também.

 

Como utilizá-lo

Se o iniciar verá figuras bonitas da terra.
Quando o utilizar pela primeira vez, provavelmente, quererá ver uma demonstração primeiro. Clique nas opções (no fundo do menu) e aparece um menu de pop up. Aqui pode escolher o modo de demonstração. Se quiser saber o nome das estrelas e planetas, pelas quais está a passar, certifique-se que tem as opções "info", "star labels" e "body labels" seleccionadas.
Agora, encoste-se e aprecie ver por um momento.
Ok, é, agora, tempo de explorarmos o espaço, por nós mesmos! No OpenUniverse está um pouco mais restrito que no Celestia, mas será mais difícil perder-se no espaço deste modo. Para navegar através do espaço escolha um objecto a partir da lista de origem e outro a partir da lista de destino. Pode, também, definir o modo de câmera. Se escolher "body to body" obtém uma vista do destino como sendo visto da origem. Se escolher "orbit" anda à órbita à volta do objecto. Agora clique "go there" e a sua viagem começa!
Pode ler o manual para obter mais informação em como utilizar o OpenUniverse. Se precisar de ajuda, enquanto viaja, prima h o que lhe dará algumas indicações.

 

Instalação

A versão utilizada neste artigo foi a openuniverse-1.0beta3. Pode obtê-la da página Web do OpenUniverse (http://www.openuniverse.org/). O pacote, openuniverse-1.0beta3.tar.gz, tem cerca de 4Mb.
Requer algumas modificações ao código fonte para poder ser compilado, mas vale a pena.
É dito na página de instalação que as bibliotecas glui são opcionais, mas não o consegui pôr a trabalhar sem elas. Pode obter as fontes glui_v2_1_beta em http://www.cs.unc.edu/~rademach/glui.
Para compilar as bibliotecas glui:

descomprima:
tar zxvf glui_v2_1_beta.tar.gz
Edite o makefile e defina as GLUT_ variables para se adaptarem ao seu sistema Linux:
GLUT_LIB_LOCATION=/usr/X11R6/lib GLUT_INC_LOCATION=/usr/X11R6/include/GL
Defina a variável CC:
CC=g++ -O3
Compile:
make
Copie a biblioteca resultante lib/libglui.a para o lugar onde as outras bibliotecas GL estão:
cp lib/libglui.a /usr/X11R6/lib
Copie os ficheiros cabeçalho (header):
cp algebra3.h arcball.h glui.h quaternion.h stdinc.h viewmodel.h /usr/X11R6/include/GL/

Para instalar o OpenUniverse:

tar zxvf openuniverse-1.0beta3.tar.gz
./configure --with-gl-libs=/usr/X11R6/lib --with-glui-inc=/usr/X11R6/include/GL --prefix=/usr/local/openuniverse

Para conseguir compilar todo o conjunto no Mandrake tive de adicionar
#include <string.h>
nos ficheiros src/cfglex.l src/cfgparse.y src/milkyway.cpp src/stars.cpp
e adicionar
#include <GL/gl.h> and #include <string.h>
no ficheiro src/ou.h

make
make install

Algumas fotografias de ecrãs do OpenUniverse:

[neptune] [mars]

Divirta-se!  

Forma de respostas para este artigo

Todo artigo tem sua própria página de respostas. Nesta página você pode enviar um comentário ou ver os comentários de outros leitores:
 página de respostas 

Páginas Web mantidas pelo time de Editores LinuxFocus
© Katja Socher, FDL
LinuxFocus.org

Clique aqui para reportar uma falha ou para enviar um comentário para LinuxFocus
Informação sobre tradução:
en --> -- : Katja Socher <katja(at)linuxfocus.org>
en --> pt: Bruno Sousa <bruno(at)linuxfocus.org>

2002-06-03, generated by lfparser version 2.27