[LinuxFocus-icon]
Início  |  Mapa  |  Índice  |  Procura

Novidades | Arquivos | Links | Sobre LF
Este artigo está disponível em: English  Castellano  Deutsch  Francais  Italiano  Nederlands  Portugues  Russian  Turkce  Polish  

Bem-vindo à edição da LinuxFocus de Setembro/Outubro de 2003

reading Linuxfocus As patentes no geral são má ideia porque promovem os monopólios e bloqueam o progresso económico e científico. Por outras palavras, beneficiam determinados indivíduos em detrimento da sociedade como um todo.

Então porque é que temos patentes? Bom, a resposta é fácil: os governos e as entidades das patentes lucram imenso num curto espaço de tempo. Claro que imensas receitas seriam feitas num maior espaço de tempo sem as patentes, mas alguns doláes a entrarem directamente no seu bolso parecem mais atraentes que milhões ganhos ao longo dos anos.

Um bom exemplo como um ambiente livre de patentes pode promover o negócio é a Internet. Se o TCP/IP fosse patentiado então o seu computador em casa certamente que não seria capaz de se ligar a uma rede e a Internet não existiria.

Até então a situação na Europa é que "métodos matemáticos, métodos de fazer negócio e programas para computadores não são invenções patentiadas". Mas isto pode mudar. As patentes de software podem ser más pois podem cubrir ideias. As ideias podesm ser gerais e anunciadas. Assim em vez de patentiar uma forma específica de asas de avião pode estar a patentear "algum modo de voar". Pode bloquear tecnologias completamente e outras coisas com as quais não sonhou quando escreveu a patente.

Devemos, definitamente, evitar tal situação. Caso contrário pode encontrar-se a ser "julgado" por publicar textos ou software que você próprio escreveu. Para dar mais atenção a este problema os web sites estão a ser fechados pelos próprios donos. Junte-se ao protesto: http://swpat.ffii.org/group/demo/index.en.html e feche o seu web site!



Arigos da LinuxFocus.org

Desenvolvimento de Software

Gráficos

Comunidade

Artigos da Linux Gazette
[]

Aplicações

Bases UNIX

A Dica da LinuxFocus

Não necessita do nessus ou de outros scanners para verificar todas as portas abertas num computador simples sem firewall. Basta correr netstat -a. O output será muito semelhante ao apresentado em baixo e poderá ver no coluna "Local Address" quais as portas que estão disponíveis para ligações:
netstat -a
Proto Recv-Q Send-Q Local Address   Foreign Address   State      
tcp        0      0 *:login         *:*               LISTEN      
tcp        0      0 *:shell         *:*               LISTEN      
tcp        0      0 *:pop2          *:*               LISTEN      
tcp        0      0 *:pop3          *:*               LISTEN      
tcp        0      0 *:imap2         *:*               LISTEN      
tcp        0      0 *:www           *:*               LISTEN      
tcp        0      0 *:domain        *:*               LISTEN      
...printout continues here...
Pode dar ainda outro passo e verificar qual o programa que abre um porto com o comando socklist (normalmente faz parte de um pacote chamado procinfo):
socklist
type  port      inode     uid    pid   fd  name
tcp    513       1007       0    448    5  xinetd
tcp    514       1006       0    448    4  xinetd
tcp   6000       1133       0    680    0  X
tcp     80       1076       0    643   16  httpd
...printout continues here...
O netstat trabalha em qualquer sistema Unix mas o socklist é uma especificação especifica do Linux.


© 2003 LinuxFocus
Clique aqui para ver a lista de contactos da pessoas da LinuxFocus